top of page

Lidando com o Medo

Momentos de grande adversidade como estes que vivemos podem trazer incerteza e medo. O medo foi importante em nossa evolução, como uma forma de preservar a vida, e continua enraizado em nós como uma resposta vital, sempre pronto para entrar em ação como fazia com nossos antepassados milhares de anos atrás. Freud dizia que o medo é como um convidado que não é bem vindo e que se recusa a ir embora, então somos forçados a nos adaptar a ele.

Deepak Chopra diz que fazemos a escolha certa ao buscarmos ter consciência, entendendo o que o medo faz conosco e reforça quão importante é lidar com esta emoção de forma consciente.

Quando sentimos medo, é importante acolhe-lo, aceitar o que estamos sentindo, buscando entender conscientemente, que respostas ele traz no corpo, mente e emoções, para então sim, ter a escolha consciente de como lidar com ele.

A sabedoria está em substituir comportamentos inconscientes por comportamentos conscientes a cada momento, assim podemos acolher nossas emoções, sem deixar que elas nos controlem. Cada momento de sabedoria interior é um momento de se tornar mais atento e consciente. Lembre-se sempre de que o medo não precisa te controlar.

Deepak Chopra sugere a seguinte prática para ajudar a aliviar o stress e o medo:

Deite-se de barriga para cima, de forma relaxada e consciente, braços na lateral do corpo com palmas para cima, olhos fechados (postura savasana no yoga) - leve toda a atenção para a respiração, inspire gentilmente e lentamente pelo nariz, e expire pela boca como se suspirasse, sentindo-se relaxar profundamente, faça isso por 5 minutos. Vire-se de lado para levantar-se.

Parece simples, e é, mas pode ajudar a assumir o controle da sua realidade pessoal.

Outras dicas importantes: no meu IGTV tem um vídeo com uma respiração para o medo que pode ajudar muito. Tem também vídeo da meditação com o Ho'oponopono que você pode adaptar pedindo para transmutar o medo ou qualquer outra emoção.

Na aromaterapia, meu professor @adilsonaromaterapia sugere os óleos essenciais de lavanda e laranja doce usados no difusor ou massagear uma gota desses óleos nas solas dos pés ao deitar-se para dormir.

Seguimos Juntos


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page